sabato 12 maggio 2012

Notícias do GRANDE ORIENTE MAÇÔNICO PAN-AMERICANO-GOMP.

 

INSTALAÇÃO DE VENERÁVEL MESTRE NA AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA ROBERT AMBELAIN Nº 05

No dia 08 de maio de 2012 o Sereníssimo Grão-Mestre do GOMP, Ilustre e Poderoso Irmão Sergio Sargo, 33º,66º,90º,95º,96º, esteve presente na Instalação de Venerável Mestre do Ilustre Irmão Márcio da Silva Magalhães,30º que foi eleito para presidir a primeira Loja do Rito Antigo e Primitivo de Memphis, com sede no Litoral Sul Paulista. A presente Cerimônia foi abrilhantada com as ilustres presenças das seguintes autoridades maçônicas: Eminente Grão-Mestre Adjunto da GLOSMAB, Irmão Rodolfo Almeida, 33º,95º, Eminente Grão-Mestre Adjunto do GOMB, Irmão Ricardo Saliba e do Grande Secretário de Relações Interiores do GOMB, Irmão Carlos Eduardo. 
 
SUPREMO CONSELHO PAN-AMERICANO DO GRAU 33 REALIZA ELEVAÇÃO AOS GRAUS 9 E 30

No dia 05 de maio de 2012 o Supremo Conselho Pan-americano do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, realizou duas significativas Sessões Magnas de Elevação, primeiramente no período da manhã reuniu-se o Ilustre Conselho de Kadosh "Cavaleiros do Sol nº 01" , para realização do Grau 30 e no período da tarde reuniu-se a Excelsa Loja de Perfeição "Sabedoria Infinita nº 02", para a realização do Grau 9. Nesta oportunidade diversos Irmãos de ambos Corpos Filosóficos, subiram mais um degrau da Carreira Maçônica. Estiveram presentes ao evento as seguintes autoridades: Soberana Grande Comendadora do Grau 33, Ilustre e Poderosa Irmã Dolores Ugarte Gangotena, 33º, 95º, o Ilustre e Poderoso Irmão Sergio Sargo, 33º,66º,90º,95º,96º - Sereníssimo Grão-Mestre do GOMP e Soberano Grande Conservador Geral do Brasil do Grau 95 do Rito Antigo e Primitivo de Memphis, a Ilustre e Poderosa Irmã Iris Biralli Borazo, 33º, 95º - Membro Efetivo do Sacro Colegio do Supremo Conselho do Grau 33 e do Soberano Santuário do Brasil do Grau 95 e a Sereníssima Grã-Mestra e o Eminente Grão-Mestre Adjunto da GLOMMESP, Ilustres Irmãos Lucila Borelli Cheade e Ibrahim Cheade.

FUNDAÇÃO DE LOJA DO RITO ANTIGO E PRIMITIVO DE MEMPHIS

No dia 24 de abril de 2012 foi inaugurada uma nova Loja sob a juridição do Grande Oriente Maçônico Pan-americano - GOMP, a Augusta e Respeitável Loja Maçônica Robert Ambelain nº 05, que terá sua sede em São Vicente, Litoral Sul Paulista e será presidida pelo Irmão Márcio da Silva Magalhães, 28º. A Loja trabalhará no Rito Antigo e Primitivo de Memphis (Montauban 1815) e adotou como nome um dos maiores expoentes dos Ritos Egípcios no Mundo, o Mui Ilustre e Poderoso Grande Hierofante Robert Ambelain, 33º,66º,90º,95º,99º, Grande Iniciado Francês, mundialmente respeitado no círculo maçônico e esotérico, com vasta obra literária sobre a Maçonaria e outros temas esotéricos de grande relevância.
 
 
 
TRATADO DE AMIZADE ENTRE E O SOBERANO SANTUÁRIO DO BRASIL E O SOBERANO SANTUÁRIO DO APRMM - EUROPA

No dia 15 de abril de 2012 o Soberano Santuário do Brasil do Rito Antigo e Primitivo de Memphis (Montauban, 1815) e o Soberano Santuário do Antigo e Primitivo Rito de Memphis-Misraim para Europa e Países de Língua Francesa, realizaram um Tratado de Amizade e Mútuo Reconhecimento, estreitando os Laços de Fraternidade entre os Irmãos praticantes dos Ritos Maçônicos Egípcios.
 
TRATADO DE AMIZADE COM O GRANDE ORIENTE MAÇÔNICO DO BRASIL - GOMB

No dia 14 de abril de 2012 com a intenção de estreitar os laços de Fraternidade entre o Grande Oriente Maçônico Pan-americano - GOMP e o Grande Oriente Maçônico do Brasil - GOMB, ambas Potências firmaram um Tratado de Amizade e Mútuo Reconhecimento através dos Sereníssimos Grãos-Mestres, Irmão Sergio Sargo do GOMP e Irmão Tullio Luigi Farini do GOMB. Nessa oportunidade, também esteve presente realizando Tratado com o GOMB, o Sereníssimo Irmão Humberto Pereira, Grão-Mestre do Grande Oriente Maçônico Confederado do Brasil - GOMCB. A Sessão transcorreu em um ambiente de extrema harmonia e alegria, com a presença de diversos Irmãos.


SOBERANO SANTUÁRIO DO BRASIL RECEBE TRATADO DE RECONHECIMENTO DO SOBERANO SANTUÁRIO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
No dia 10 de abril de 2012 o Soberano Santuário do Brasil do Rito Antigo e Primitivo de Memphis (Montauban, 1815), presidido pelo Ilustre e Poderoso Irmão Sergio Sargo, 33º, 66º, 90º, 95º, 96º - Soberano Grande Conservador Geral do Brasil, obteve a honra e a alegria de receber um Tratado de Reconhecimento do Ilustre e Poderoso Irmão Joseph Burris II , 33º, 90º, 95º, 96º - Soberano Grande Conservador Geral dos Estados Unidos da América.

 
SERENÍSSIMO GRÃO-MESTRE DO GOMP É NOMEADO MEMBRO DO SANTO IMPÉRIO DA ORDEM MAÇÔNICA DE MEMPHIS

No dia 26 de março de 2012, o Sereníssimo Grão-Mestre do GOMP, Ilustre e Poderoso Irmão Sergio Sargo, 33º, 66º, 90º, 95º, obteve a honra de ser elevado ao Grau 96 do Rito Antigo e Primitivo de Memphis (Montauban, 1815) pelo Grande Hierofante do Rito de Memphis, Mui Ilustre e Poderoso Irmão Juan Vicente Núñez Álvarez, 33º, 66º, 90º, 95º, 97º, passando a compor "ad vitam", juntamente com mais 11 Irmãos, o Conselho de Magis e o Santo Império da Ordem Maçônica de Memphis, orgão máximo que administra o Rito de Memphis no Mundo. Os Obreiros das Lojas jurisdicionadas ao GOMP, estão plenos de alegria por ter seu Grão-Mestre e pela primeira vez um Irmão Brasileiro, na Alta-administração do Rito Antigo e Primitivo de Memphis (Montauban, 1815) no Soberano Santuário Geral.

GOMP INGRESSA COMO OBEDIÊNCIA MEMBRO DA COMAM

Entre os dias 15 e 17 de março de 2012 ocorreu em São Paulo, Capital - Brasil, a Assembléia Geral e Colóquio da Conferência Maçônica Americana (COMAM), maior Entidade Maçônica do Continente Americano, a congregar em plena igualdade, Obediências Maçônicas: masculinas, femininas e mistas, que se reúnem anualmente para tratar de assuntos de interesse da Maçonaria e da Humanidade, principalmente do Continente Americano. E com grande alegria informamos que o GOMP passou a integrar o quadro de Obediências Membros da COMAM, ingresso este, que traz enorme orgulho a todos os Obreiros do GOMP e reflete o reconhecimento pelo sério trabalho realizado por esta Obediência. O Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Sergio Sargo, 33º, 66º, 90º, 95º, esteve presente com sua comitiva em todas as atividades da COMAM, participando e prestigiando efetivamente o evento, inclusive fechando diversos Tratados de Amizade nacionais e internacionais. Nosso Grão-Mestre Sergio Sargo, obteve a honra de ter sido nomeado com mais dois Irmãos (Argentina e Peru), para ser um dos redatores do documento final dos trabalhos realizados durante o colóquio da COMAM 2012.
 
Fonte: Irmão Sergio Sargo, 33º,66º,90º,95º,96º